Mobilidade26fevA Escola Básica Alexandre Herculano organizou a primeira semana de mobilidade de alunos estrangeiros no âmbito do projeto Erasmus+ "4Elements", que decorreu de 26 de fevereiro a 2 de março.

Os Coordenadores do projeto, professores Manuela Farinha e Sérgio Coelho, receberam na escola três grupos de alunos e professores oriundos da Holanda, República Checa e Itália, juntando-se a estes um grupo de alunos portugueses envolvidos no projeto, contando ainda com a colaboração da professora Sandra Canas.

No âmbito do projeto supra, os alunos tiveram oportunidade de partilhar o trabalho desenvolvido até à data acerca do tema da Água; refletindo também acerca da influência da mesma no que concerne a História e o âmbito geográfico de cada país envolvido. Houve ainda a possibilidade de se analisar a problemática atual no que diz respeito a este elemento natural, levando os alunos a consciencializarem-se da importância da água para todos os seres vivos. Assim, organizaram-se duas visitas de estudo que levaram os alunos e os professores a visitarem as salinas de Rio Maior, a Nazaré, o Centro de Ciência Viva do Alviela e as Grutas de Mira D'Aire, promovendo-se, desta forma, o trabalho de campo. Neste sentido, constituíram-se equipas transnacionais que desenvolveram tarefas no âmbito do projeto e promoveram a capacidade comunicativa dos diversos elementos.

O trabalho desenvolvido, no decorrer desta semana, permitiu deixar avisos e alertas aos restantes alunos que frequentam a Escola Básica Alexandre Herculano acerca da importância da água, no sentido de enriquecer a consciência cívica de todos, bem como aos alunos da Escola Básica do Mergulhão, já que se organizou um momento de partilha entre o grupo Erasmus e os alunos da escola mencionada.

A terminar a semana de trabalhos, os participantes deste projeto tiveram ainda oportunidade de participar num peddy paper pela cidade de Santarém que lhes permitiu conhecer e visitar alguns dos locais mais icónicos da cidade.

Esta primeira semana de mobilidade no âmbito do projeto permitiu a partilha de boas práticas entre alunos e professores e constituiu-se como o culminar dos trabalhos que tinham por objetivo aprender mais acerca da Água, bem como refletir acerca da questão da sustentabilidade, promovendo o sentido crítico e a capacidade comunicativa dos participantes.

Mobilidade26fev

Salinas_RioMaior

PaddyPaper

AtividadesEmEquipas

GrutasMiraDAire

recolhendo_amostra_sal

office365_imagem

ÁREA DE INQUÉRITOS

• inquerito4

Para podermos continuar a melhorar o nosso serviço gostariamos de contar com a sua colaboração no preenchimento deste inquérito de satisfação. Muito obrigado.