erasmus_logo1O Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano retomou as atividades no âmbito dos projetos Erasmus+; dando, assim, continuidade aos projetos que foram iniciados no ano letivo 2019-2020. Desta forma, a equipa dinamizadora dos projetos reiniciou as atividades que foram adiadas pelo estado de pandemia e consequentes restrições.

No âmbito do projeto CNTeachE – creating new teaching environments, projeto globalizante do Agrupamento que visa a modernização de estratégias de ensino que associem o desenvolvimento digital das escolas às necessidades de aprendizagem dos alunos, a adoção de boas práticas observadas em contexto educativo externo e a valorização da classe docente, promoveram-se duas atividades de mobilidade em que estiveram envolvidos 21 docentes.

De 30 de agosto a 3 de setembro, um grupo de 8 professores, representantes de vários departamentos curriculares do Agrupamento, experienciou uma semana de atividade letiva numa escola de ensino básico, em Oulu, na Finlândia, tendo tido a oportunidade de colocar em prática um Jobshadowing. Tal permitiu-lhes observar diversas aulas, estar em contacto com outros procedimentos educativos e observar toda a dinâmica do ensino finlândes. Na sequência desta semana de trabalho recolheram evidências que servirão de base à construção de um documento de "Boas Práticas Educativas" que será implementado e dado a conhecer a toda a comunidade educativa.

De 13 a 17 de setembro, um conjunto de 13 professores, pertencentes a diversos grupos curriculares, deslocou-se a Konstanz, Alemanha, de modo a frequentar um curso de formação "Interactiv Teaching Course". No âmbito do curso, tiveram oportunidade de se inteirarem de novas ferramentas digitais quer na ótica do participante como na ótica do utilizador. Na sequência desta semana de trabalho, irão, agora, promover-se 3 workshops de disseminação dos conhecimentos adquiridos dirigidos a toda a comunidade docente do Agrupamento.

No âmbito dos restantes dois projetos Erasmus "CSI-Cultural and Social Integration" e "PLAY – a gateway to learning", retomaram-se as atividades com os alunos. Na sequência das mesmas, o Clube eTwinning/Erasmus do Agrupamento dinamizou no passado dia 25 de outubro, de forma a assinalar o Dia das Nações Unidas, uma sessão de esclarecimento com uma representante da Associação "Refood" que deu o seu testemunho quer acerca do seu trabalho pessoal de voluntariado na associação, bem como acerca da organização e logística que caracteriza a atividade da Refood. É desta forma que se retomam os grandes objetivos de ambos os projetos que visam a consciencialização de todos para a diversidade e aceitação social de migrantes, emigrantes, refugiados e outras minorias (CSI) bem como para a relevância da aprendizagem ativa e significativa através do jogo (PLAY).