Este projeto tem duração prevista de dois anos, com início a 1 de setembro de 2017. É coordenado por uma escola da Roménia (Scoala Gimnaziala nr.1 Branesti) e conta para além da nossa escola, com a participação de outras 4 escolas: Turquia (23 Nisan Ortaokulu), Croácia (Osnovna Skola Petrijanec), Polónia (Szkola Podstawowa nr 7) e Reino Unido (Alec Hunter Academy).

Coordenadores de Projeto: Profª. Manuela Farinha e Prof. Sérgio Coelho.

NOTÍCIAS

ENCONTRO TRANSNACIONAL EM BUCARESTE/BRANESTI (ROMÉNIA)

No âmbito do projeto Erasmus+ “No Place For Hate”, os alunos Rodrigo Gonçalves, Maria Lourenço, Diana Barreto e Francisco Ferreira, acompanhados dos professores Sérgio Coelho e Filipe Mendes, participaram no terceiro encontro internacional de intercâmbio de alunos, realizado em Branesti (Roménia), no âmbito do projeto Erasmus+ “No Place for Hate”.

Entre 25 e 29 de março, os alunos e professores dos seis países envolvidos, participaram em atividades desportivas, visitaram as instalações da escola anfitriã, fizeram pintura de t-shirts alusivas ao tema do projeto, participaram num workshop de robótica, pintaram uma parede Erasmus, visitaram algumas das turmas da escola “Scoala Gimnaziala nº1 Branesti”, visitaram escolas profissionais e participaram ainda em visitas culturais a Bucareste, Castelo “Peles” e Castelo de Bran (Castelo do Drácula).

ENCONTRO TRANSNACIONAL EM WROCLAW/OSTROW (POLÓNIA)

Os alunos Rita Durão, Rodrigo Rodrigues, Gonçalo Silva e Leonor Silva, acompanhados dos professores Manuela Farinha e Sérgio Coelho, participaram no segundo encontro internacional de intercâmbio de alunos, realizado em Wraclaw/Ostrow (Polónia), no âmbito do projeto Erasmus+ “No Place for Hate”.

Entre 30 de setembro e 02 de outubro, os alunos e professores ficaram alojados na bonita cidade de Wroclaw, onde tiveram oportunidade de visitar na companhia dos seus parceiros europeus de projeto, vários locais de interesse cultural, tais como: uma antiga mina de ouro, explorar uma rota pedestre nas montanhas “Szczeliniec” e efetuar uma visita guiada ao centro histórico da cidade com passagem pelos jardins japoneses, edifício Skytower e ao museu da água local “Hydropolis”.

No dia 03 de outubro, todos os participantes se deslocaram para Ostrow, cidade natal dos parceiros polacos, onde durante três dias participaram nas seguintes atividades: visita guiada à escola básica Nº 7 em Ostrów Wielkopolski, apresentação de canções populares de cada país por parte dos alunos, partilha de produtos alimentares característicos de cada país, sessão de formação em programação com “Scratch”, visita a uma Sinagoga com entrevista ao representante local da congregação Judaica, encenação da história “Elemer Story”, e visita cultural ao centro histórico da cidade.

ENCONTRO TRANSNACIONAL EM BRAINTREE (INGLATERRA)

Entre 15 e 20 de abril, os alunos Tiago Lourenço, Sara Pereira, Carolina Mendonça e Flávio Duarte, acompanhados dos professores Sérgio Coelho e Joaquim Montez, deslocaram-se a Braintree (Inglaterra) no âmbito do projeto Erasmus+ “No Place For Hate”.

Nesta deslocação visitaram a Escola “Alex Hunter Academy” (parceiros ingleses) participando em atividades de apresentação e intercâmbio cultural com os diferentes parceiros de projeto (escolas de Inglaterra, Croácia, Turquia, Polónia, Roménia e Portugal). Conheceram as instalações da escola e trocaram impressões com professores e alunos da instituição. Participaram em visitas culturais a Londres, Cambridge e visitaram o castelo de Framlingham e a bela vila costeira de Aldeburgh.

A Sara Pereira e o Tiago Lourenço apresentaram aos parceiros (em língua inglesa) a cultura e história do nosso país, cidade e escola. O Flávio Duarte e a Carolina Mendonça presentearam ainda os presentes com uma bonita demonstração de “fandango”.

ENCONTRO TRANSNACIONAL NA ESCOLA BÁSICA ALEXANDRE HERCULANO

De 26 a 30 de novembro, o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano acolheu e dinamizou um Encontro de Projeto Transnacional na qual participaram 20 professores provenientes dos países envolvidos no projeto Erasmus+ No Place For Hate: Portugal, Roménia, Croácia, Turquia, Polónia e Inglaterra.

Cumprindo um programa que esteve a cargo da equipa Erasmus + do Agrupamento (Manuela Farinha e Sérgio Coelho), os professores participantes tiveram oportunidade de percorrer e conhecer Santarém numa visita orientada aos principais locais históricos da cidade.

Numa partilha de saberes pedagógicos, promoveu-se também o conhecimento da dinâmica do sistema educativo português organizando-se visitas a três estabelecimentos de ensino que fazem parte do Agrupamento: Escola Básica das Fontaínhas, Escola Básica do Mergulhão e Escola Básica de Vale de Santarém. Durante a manhã do dia 28, os professores participantes tiveram oportunidade de observar aulas e interagir com os alunos do 4ºano envolvidos no projeto, de forma a responderem às suas questões, satisfazendo-lhes a curiosidade relativamente às respetivas culturas.

As sessões de trabalho continuaram na Escola sede do Agrupamento tendo como grande objetivo a organização da dinâmica do projeto que se desenvolve entre setembro de 2017 e agosto de 2019. Assim, tendo por base uma extensa agenda de trabalhos, promoveu-se a interação dos participantes abordando-se questões relativas às tarefas a desenvolver, bem como às futuras mobilidades de alunos que acontecerão em 2018 e 2019. No âmbito destas, grupos de alunos portugueses terão oportunidade de viajar até as escolas estrangeiras parceiras, conhecerem outros alunos e, assim, de acordo com o espírito dos projetos Erasmus+, cooperar e partilhar conhecimentos e culturas, bem como desenvolver a capacidade comunicativa.

Conclui-se a agenda e as sessões de trabalho com uma breve cerimónia de entrega de certificados aos participantes pelos alunos que frequentam o Clube eTwinning /Erasmus na escola Básica Alexandre Herculano.

BREVE DESCRIÇÃO

Pretende-se com este projeto levar os alunos a refletir e trabalhar as temáticas do racismo, do preconceito, do ódio, da intolerância e da falta de respeito e ausência de valores, unindo esforços entre as diferentes escolas parceiras.

Os alunos não têm nenhuma informação sobre os colegas de outros países. Com a ajuda deste projeto, aprenderão a aceitar a diversidade, as semelhanças e diferenças entre as culturas por meio das atividades previtas no projeto, levando-os a partilhar um sentimento comum de cidadania europeia.

Neste projeto envolvem-se alunos dos diversos ciclos de ensino do Agrupamento (1º, 2º e 3º ciclos). Adicionalmente, as temáticas são ainda exploradas nos clubes eTwinning/Erasmus e da Diversidade.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DAS TURMAS

A seleção das turmas a participar neste projeto, no âmbito dos objetivos pedagógicos do mesmo, obedeceu aos seguintes critérios:

a) Turmas a frequentar o 4ºano de escolaridade (1ºciclo) que possam dar continuidade ao trabalho desenvolvido no 5ºano de escolaridade (2ºciclo) de acordo com os dois anos de aplicação do projeto;

b) Turmas que permaneçam neste projeto durante os dois anos de aplicação do mesmo;

c) Turmas heterogéneas que fossem compostas por alunos com diferentes níveis de participação e interesse nas atividades escolares;

d) Turmas compostas por alunos oriundos de diferentes contextos culturais e socio-económicos;

e) Turmas compostas por alunos com alguma capacidade comunicativa ao nível da Língua Inglesa;

f) Turmas representativas do contexto citadino e do contexto rural.

Por serem duas turmas que preenchem os requisitos atrás elencados, foram selecionadas as turmas de 4ºano da Escola Básica do Mergulhão, da Escola Básica do Vale de Santarém e da Escola Básica das Fontaínhas.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS

Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Turmas)

  • Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (25%)
  • Qualidade do trabalho desenvolvido (25%)
  • Nível de comunicação em Inglês (20%)
  • Resultados alcançados ao nível da aprendizagem no contexto da “Flipped Classroom” (30%)

Obs. Os alunos participantes deste projeto que integrem as turmas de 1ºciclo não serão selecionados, no primeiro ano do Projeto, dada a tenra idade dos mesmos. Serão selecionados a participar nas atividades de mobilidade no decorrer do segundo ano do Projeto, dado que, nessa altura, já terão 10-11 anos de idade.

Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Clubes)

  • Assiduidade (10%)
  • Comportamento (15%)
  • Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (25%)
  • Qualidade do trabalho desenvolvido (30%)
  • Nível de comunicação em Inglês (20%) Em caso de empate, a idade será tida em consideração como fator de desempate.

Obs. O número de vagas a distribuir pelos alunos que frequentam os clubes será posteriormente dado a conhecer aos alunos.

Dada a contingência de idade dos alunos participantes das turmas, os alunos selecionados a participar nas atividades de mobilidade do primeiro ano do Projeto serão os alunos participantes dos Clubes.