Acreditação Erasmus

No âmbito da implementação do projeto de Acreditação Erasmus do Agrupamento de escolas Alexandre Herculano para o ano letivo 2024-25 promoveu-se, nos meses de janeiro e fevereiro, a participação de dois grupos de docentes em cursos de formação no estrangeiro.

De 13 a 17 de janeiro, deslocaram-se a St. Julian, em Malta, três docentes que participaram no curso de formação CLIL promovido pela entidade ETI – Executive Training Institute Malta. O curso colocou em evidência estratégias e métodos de ensino que visam o ensino via CLIL (Content Language integrated Learning). Há alguns anos a esta parte, o Agrupamento implementa o programa de Escolas Bilíngues, como tal há preocupação em melhorar e atualizar as estratégias de ensino dos docentes nesta área pelo que os resultados deste curso serão disseminados entre os docentes que fazem parte do projeto.

De 3 a 7 de fevereiro, um grupo de três docentes do Agrupamento deslocaram-se a Berlim, na Alemanha, para participarem num curso de formação STEAM promovido pela entidade Europass Teacher Academy. Na senda da evolução tecnológica, científica e artística, este é também um dos objetivos almejados pelo projeto de Acreditação Erasmus pelo que as aprendizagens realizadas neste curso serão transmitidas aos docentes do restante Agrupamento.

A internacionalização do Agrupamento, enquadrada no projeto Erasmus, leva-o igualmente a acolher equipas de docentes e aluno estrangeiros de modo a partilhar boas práticas e a facultar-lhes a frequência de programas de jobshadowing no Agrupamento. No decorrer deste ano letivo, a Escola Básica Alexandre Herculano acolheu já um grupo de três docentes oriundas da Eslovénia e um grupo de 4 docentes e 10 alunos oriundos da Turquia.