O Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano foi criado no ano letivo de 2001/2002 compreende quinze estabelecimentos de ensino (sete escolas de educação pré-escolar, sete escolas de ensino 1º ciclo, uma escola básica com 2º e 3º ciclos do Ensino Básico público). Este Agrupamento é uma unidade organizacional dotada de órgãos próprios de administração e gestão.
O Agrupamento adoptou o nome escolhido para a escola sede, antiga Escola Preparatória nº 1 de Santarém. A sua denominação é a homenagem merecida ao grande escritor português Alexandre Herculano. A escolha do nome pretendeu reconhecer o mérito desta personalidade que é uma referência local, cultural, e histórica. Após discussão na comunidade educativa, esta denominação foi aprovada em Conselho Pedagógico, de entre um escol de personalidades de destaque.
Contribuíram para esta escolha, não só o facto de Alexandre Herculano ser um dos grandes historiadores e estudiosos da Língua e Cultura Portuguesas, um dos mais importante pensadores do Século XIX e uma das personalidades de destaque de toda a História da Cultura Portuguesa, mas ainda a importância dada à Educação na sua obra, a luta pela alfabetização do povo, a defesa dos professores primários pobres e as considerações sobre a reforma da educação nos vários níveis de ensino.
Este escritor continua como referência histórica e cultural do Concelho de Santarém, região que escolheu para viver os derradeiros anos da sua vida, mais precisamente, a Quinta de Vale de Lobos, na Azóia de Baixo.
Área geográfica
A área geográfica do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano abrange as antigas Freguesias urbanas de São Nicolau nas áreas de S. Domingos, Combatentes, Choupal, Fontainhas, e de S. Salvador, na zona do Centro Histórico da cidade, e as freguesias rurais de Vale de Santarém, Almoster e Póvoa da Isenta, pertencentes ao Concelho de Santarém.