O Agrupamento integra na qualidade de membro parceiro, o projeto KA229 “Play: a gateway to learning” que envolve outras três escolas europeias: Don Bosco college (Bélgica – escola coordenadora do Projeto), Liminganlahden yhtenäiskoulu (Finlândia) e Tartu Raatuse Kool (Estónia). Este projeto, com início a 01/09/2019 e duração de dois anos, tem como principal objetivo fomentar a motivação dos professores para a criação e inclusão de novos ambientes de aprendizagem no curriculo, assentes em metodologias e técnicas lúdicas, indo de encontro a uma nova estratégia de ensino mais estímulante para os alunos.

NOTÍCIAS

Erasmus+ : Escola Alexandre Herculano em Liminka, Finlândia

Um grupo de sete alunos e duas professoras do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, em Santarém, estiveram de 10 até 14 de fevereiro em Liminka, na Finlândia, a participar numa semana de atividades educativas no âmbito do projeto “Erasmus+ PLAY a gateway to learning”.

Além do agrupamento scalabitano, este projeto está a ser desenvolvido por outras três escolas, esta na Finlândia, outra na Estónia, e o colégio Don Bosco de Kortrijk, na Bélgica, que coordena o projeto.

Segundo explicam as professoras envolvidas, Manuela Farinha e Maria Helena Osório, o projeto “pretende abordar as vantagens da aprendizagem lúdica por parte dos alunos, bem como o processo de construção dessa mesma aprendizagem.

Neste sentido, os alunos participantes vão desenvolver trabalho conjunto no sentido de criar um logotipo para o projeto, e têm ainda oportunidade de visitar e conhecer locais icónicos da região, tais como o Liminka Bay Visitor Center e um Centro de Ciência (Tietomaa) em Oulu.

BREVE DESCRIÇÃO

Os objetivos deste projeto são dirigidos às escolas, alunos (entre os 8 e 15 anos) e professores. Grupos específicos de alunos colaborarão com os professores no desenvolvimento de materiais direcionados para a aprendizagem através do jogo. Os alunos entre os 12 e 14 anos de idade participarão em mobilidades de aprendizagem nos países parceiros.

As escolas parceiras do projeto deparam-se com a falta de motivação dos alunos para as atividades curriculares. Os alunos estão de alguma forma desmotivados para o atual processo de ensino e uma grande percentagem trabalha somente em prol das avaliações. Eles preferem dedicar o seu tempo de atividades lúdicas aos jogos do que à descoberta e investigação. Os seus períodos de concentração nas atividades letivas são muito inferiores aos de há dez anos atrás.

Deste modo, foram definidos vários objetivos para este projeto, dos quais referimos os seguintes:

(Escolas)

  • Criar um ambiente de ensino baseado nos jogos para aumentar a motivação dos alunos para o processo de aprendizagem.
  • Implementar mais procedimentos lúdicos de aprendizagem nas aulas.
  • Criar uma nova organização de grupos de trabalho, que consigam aplicar de forma transversal no curriculo os novos processos de aprendizagem.

(Professores)

  • Necessitam de ferramentas específicas de suporte ao ensino através do jogo.
  • Aprender a estimular a autonomia dos alunos para o processo de aprendizagem e avaliação.
  • Aprender entre pares e implementar novos e bons materiais para o seu trabalho diário.
  • Integrar técnicas e produtos digitais que tornem as suas aulas mais lúdicas mas sem cairem no hábito do jogo inconsequente.

(Alunos)

  • Fortalecer a sua motivação intríseca para aprender num ambiente mais lúdico.
  • Estimular o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Assumir responsabilidades no seu processo de aprendizagem.
  • Fortalecer as suas competências ao nível do curriculo através da aprendizagem a partir do jogo.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS

Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Turmas)

  • Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (20%)
  • Qualidade do trabalho desenvolvido (40%)
  • Nível de comunicação em Inglês (20%)
  • Interação ao nível da plataforma eTwinning (20%) Obs. O número de vagas a distribuir pelos alunos das turmas será posteriormente dada a conhecer às turmas.

Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Clubes)

  • Assiduidade (10%)
  • Comportamento (15%)
  • Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (25%)
  • Qualidade do trabalho desenvolvido (30%)
  • Nível de comunicação em Inglês (20%)

Em caso de empate, a idade será tida em consideração como fator de desempate.

Obs. O número de vagas a distribuir pelos alunos que frequentam os clubes será posteriormente dada a conhecer aos alunos.

ENCONTROS TRANSNACIONAIS

This project is co-financed within Erasmus+ program KA2 Strategic partnership