Neste projeto, com duração prevista de dois anos, com início a 1 de setembro de 2017, para além do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano (Coordenador de Projeto) participam ainda um conjunto de quatro escolas parceiras oriundas da República Checa (Zakladni Skola), da Holanda (Stichting SintLucas) e de Itália (Ciro Scianna).
Coordenadores de Projeto: Profª. Manuela Farinha e Prof. Sérgio Coelho.
Sítio Web do Projeto: https://www.erasmus4elements.eu
NOTÍCIAS
Erasmus+: Semana de mobilidade de alunos e professores na Escola SintLucas, Eindhoven (Holanda)
A Escola Básica Alexandre Herculano participou na 4ª semana de mobilidade no âmbito do Projeto Erasmus+ 4Elements, entre os dias 6 e 10 de maio, sendo representada por um grupo de 3 docentes e 8 alunos.
No período indicado, o grupo deslocou-se à Escola SintLucas, em Eindhoven, na Holanda, para participar numa semana de trabalhos organizados pelos parceiros holandeses.
Á escola anfitriã desta semana de mobilidade reuniram-se grupos de alunos e professores provenientes de Portugal, da República Checa e de Itália. No contexto desta semana dedicada ao estudo e reflexão do elemento natural, o Ar, todos os participantes tiveram ainda oportunidade de conhecer em pormenor a escola criativa SintLucas.
Partilharam-se os trabalhos desenvolvidos por cada escola nos meses anteriores e refletiu-se acerca da problemática que gira em torno deste elemento natural, levando os alunos a consciencializarem-se da importância da proteção do ar, da dinâmica da qualidade do ar versus vida saudável bem como do uso do ar na vida quotidiana de todos nós. Assim, organizou-se uma visita de estudo que deu a conhecer a estrutura e mecânica de funcionamento de um moinho de vento bem como um pouco da província holandesa Zeeland com a visita ao Delta Park.
Os trabalhos envolveram os participantes em atividades de abordagem à dinâmica do ar, à descoberta da cidade de Eindhoven e em diversos workshops criativos tais como criação de aplicações tecnológicas, de photoshop (pop art) e de exploração da vertente artística (Van Gogh workshop).
Esta quarta semana de mobilidade no âmbito deste projeto Erasmus+ permitiu a partilha de boas práticas entre alunos e professores e constituiu-se como o culminar dos trabalhos que tinham por objetivo aprender mais acerca do Ar, bem como refletir acerca da questão da sustentabilidade, promovendo o sentido crítico e a capacidade comunicativa dos participantes.
Erasmus+: Semana de mobilidade de alunos e professores na Escola Základní Skola Komenského Trutnov, da República Checa
De 14 a 18 de maio de 2018, os alunos Henrique Pimentel, Joana Camilo, Alyssa Carlier, Martim Ferreira, Maria Fernandes e Constança Santos, acompanhados pelas professoras Manuela Farinha, Isabel Carvalho e Sandra Canas, do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, participaram numa mobilidade com fins educativos no âmbito do projeto Erasmus+ “4Elements”, em Trutnov, na República Checa.
No decorrer desta semana de aprendizagem e partilha de boas práticas, promoveu-se a descoberta do elemento natural a Terra. Assim, os alunos apresentaram trabalhos desenvolvidos previamente que davam a conhecer as relações intrínsecas entre o nosso território e a conquista do mesmo em termos históricos, bem como uma visão geográfica do território português realçando os produtos derivados dos recursos naturais bem como provenientes da agricultura. Nesta partilha de conhecimento foi possível ficar a saber um pouco mais acerca dos restantes países participantes através das apresentações dos alunos das restantes escolas: Ciro Scianna, de Itália; SintLucas, da Holanda e Základní Skola Komenského Trutnov, da República Checa.
No decorrer do encontro, os alunos desenvolveram atividades conjuntas promovendo-se assim a vertente de partilha e interação entre os participantes. Iniciando-se a semana com atividades que visavam a apresentação do sistema educativo checo e da instituição acolhedora, bem como, cada um dos participantes, o programa decorreu com atividades quer de cariz educativo bem como sócio-cultural. Se, por um lado se procurou que os alunos tomassem contacto com as características em termos de conhecimento científico do solo, abordando o elemento natural da Terra, por outro procurou-se que os mesmos as (re)conhecessem em trabalho de campo, com as visitas ao topo da montanha Sněžka e à cidade da pedra Adršpach.
Antes da despedida, a semana culminou com o convívio franco entre os diversos participantes, preparando-se um plano de trabalho para se dar início à exploração do próximo elemento natural a abordar, o Fogo.
Erasmus+: Semana de mobilidade de alunos na Escola Alexandre Herculano
A Escola Básica Alexandre Herculano organizou a primeira semana de mobilidade de alunos estrangeiros no âmbito do projeto Erasmus + 4Elements, que decorreu de 26 de fevereiro a 2 de março de 2018.
Os Coordenadores do projeto, professores Manuela Farinha e Sérgio Coelho, receberam na escola três grupos de alunos e professores oriundos da Holanda, República Checa e Itália, juntando-se a estes um grupo de alunos portugueses envolvidos no projeto, contando ainda com a colaboração da professora Sandra Canas.
No âmbito do projeto supra, os alunos tiveram oportunidade de partilhar o trabalho desenvolvido até à data acerca do tema da Água; refletindo também acerca da influência da mesma no que concerne a História e o âmbito geográfico de cada país envolvido. Houve ainda a possibilidade de se analisar a problemática atual no que diz respeito a este elemento natural, levando os alunos a consciencializarem-se da importância da água para todos os seres vivos. Assim, organizaram-se duas visitas de estudo que levaram os alunos e os professores a visitarem as salinas de Rio Maior, a Nazaré, o Centro de Ciência Viva do Alviela e as Grutas de Mira D’Aire, promovendo-se, desta forma, o trabalho de campo. Neste sentido, constituíram-se equipas transnacionais que desenvolveram tarefas no âmbito do projeto e promoveram a capacidade comunicativa dos diversos elementos.
O trabalho desenvolvido, no decorrer desta semana, permitiu deixar avisos e alertas aos restantes alunos que frequentam a Escola Básica Alexandre Herculano acerca da importância da água, no sentido de enriquecer a consciência cívica de todos, bem como aos alunos da Escola Básica do Mergulhão, já que se organizou um momento de partilha entre o grupo Erasmus e os alunos da escola mencionada.
A terminar a semana de trabalhos, os participantes deste projeto tiveram ainda oportunidade de participar num peddy paper pela cidade de Santarém que lhes permitiu conhecer e visitar alguns dos locais mais icónicos da cidade.
Esta primeira semana de mobilidade no âmbito do projeto permitiu a partilha de boas práticas entre alunos e professores e constituiu-se como o culminar dos trabalhos que tinham por objetivo aprender mais acerca da Água, bem como refletir acerca da questão da sustentabilidade, promovendo o sentido crítico e a capacidade comunicativa dos participantes.
BREVE DESCRIÇÃO
Pretende-se com este projeto que os alunos explorem e conheçam de forma mais profunda os 4 elementos naturais: Terra, Àgua, Ar e Fogo. No âmbito desta perspectiva, selecionaram-se parceiros que possam enriquecer o trabalho/aprendizagem a desenvolver à volta dos elementos. Assim, em Portugal explora-se o elemento da Àgua, na República Checa o elemento da Terra, na Holanda o elemento do Ar e em Itália o elemento do Fogo.
O projeto contempla diversas situações de trabalho: ao nível do conhecimento e exploração dos Elementos Naturais, envolve o trabalho e a aprendizagem dos alunos; e, ao nível da exploração e percepção de metodologias de ensino, particularmente o trabalho de projeto e o conceito de “Flipped Classroom”, envolve os professores participantes no projeto.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE TURMAS
A seleção das turmas a participar neste projeto, no âmbito dos objetivos pedagógicos e de estudo do mesmo, obedeceu aos seguintes critérios:
Turmas cujos conteúdos programáticos na área das Ciências estivessem de acordo com o tema do projeto;
Turmas que permaneçam neste projeto durante os dois anos de aplicação do mesmo;
Turmas heterogéneas que fossem compostas por alunos com diferentes níveis de participação e interesse no âmbito das Ciências e/ou do Estudo do Meio;
Uma turma do 2ºciclo (alunos mais novos) e outra do 3º ciclo (alunos mais velhos);
Turmas compostas por alunos oriundos de diferentes contextos socio-económicos;
Turmas compostas por alunos com capacidade comunicativa ao nível da Língua Inglesa.
Por serem duas turmas que preenchem os requisitos atrás elencados, foram selecionadas as turmas: 5ºA e 8ºC.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS
Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Turmas)
- Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (25%)
- Qualidade do trabalho desenvolvido (25%)
- Nível de comunicação em Inglês (20%)
- Resultados alcançados ao nível da aprendizagem no contexto da “Flipped Classroom” (30%) Obs. O número de vagas a distribuir pelos alunos das turmas será posteriormente dada a conhecer às turmas.
Critérios de seleção de alunos com vista à integração nas atividades de mobilidade (Clubes)
- Assiduidade (10%)
- Comportamento (15%)
- Empenho face ao trabalho a desenvolver no âmbito do Projeto (25%)
- Qualidade do trabalho desenvolvido (30%)
- Nível de comunicação em Inglês (20%)
Em caso de empate, a idade será tida em consideração como fator de desempate.
Obs. O número de vagas a distribuir pelos alunos que frequentam os clubes será posteriormente dada a conhecer aos alunos.
ENCONTROS TRANSNACIONAIS
Nos dias 9 e 10 de outubro, o Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano acolheu a reunião transnacional do projeto Erasmus+ “4Elements”, do qual é coordenador. Estiveram presentes neste evento os coordenadores e os professores parceiros das escolas participantes, oriundos da República Checa, da Holanda e de Itália.
Dando cumprimento a um programa estabelecido para o efeito, os trabalhos foram coordenados pelos professores responsáveis pela Equipa Erasmus do Agrupamento, respetivamente os professores Manuela Farinha e Sérgio Coelho. Desta reunião, destacam-se, para além dos trabalhos levados a cabo no sentido da dinamização do projeto, outros pontos altos, o descerramento de uma placa Erasmus afixada na portaria da Escola Básica Alexandre Herculano e que oficializa o iniciar dos Projetos Erasmus no Agrupamento, a receção e apresentação da Escola e suas valências pela Direção, bem como a apresentação de pontos estratégicos da cidade de Santarém de forma a dar a conhecer a cultura e património ribatejano.
O Agrupamento dá assim os primeiros passos em direção à cada vez maior consolidação da sua dimensão europeia, já explorada pelos diversos projetos eTwinning que dinamiza, bem como prepara já o acolhimento de outros grupos Erasmus que se deslocarão, em breve, à cidade de Santarém.